Ex-Corinthians desistiu de ser treinador pra trabalhar no Grêmio
Com postura diferente adotada nesta janela, o Grêmio priorizou as contratações de jovens destaques do futebol sul-americano, diferentemente do que vinha acontecendo nos últimos mercados de transferência. Tricolor fechou contratações de jogadores na faixa de 20 a 21 anos e pensa no longo prazo.
Dos quatro reforços anunciados na janela que durou de julho a setembro, três foram nos moldes citados acima. O único que fugiu do modelo de contratações foi Martin Braithwaite, centroavante dinamarquês que foi visto como uma oportunidade de mercado após ficar livre e sair do Espanyol.
Já Matias Arezo, Alexander Aravena e Miguel Monsalve passaram pelo trabalho do scout do clube e foram vistos como ótimos nomes para o médio a longo prazo do clube nos próximos anos, podendo dar tanto retorno técnico em campo quanto financeiro em possíveis vendas. Monsalve, por exemplo, já começou a se destacar já nos primeiros meses.
Fernando Lázaro foi grande responsável pela mudança de postura do Grêmio no mercado
Ex-técnico do Corinthians, Fernando Lázaro foi anunciado no final do ano passado pelo Grêmio para ocupar o setor de Coordenador de Análise e Desenvolvimento, departamento que o mesmo praticava na Seleçãpo Brasileira e que é sua área preferida. Desde então, Lázaro reestruturou o setor do Grêmio e que resultou na chegada dos mais recentes reforços.
Em entrevista ao GE, Luís Vagner Vivian, que é o diretor executivo de futebol do Grêmio, explicou a importância de Fernando Lázaro nas contratações dos jovens jogadores e a sua função no clube.
“Ele foi um determinante na viabilidade (de contratações). Não adianta pensar em fazer uma coisa, ter uma ideia e não ter gente para colocar em prática, ou pessoas que saibam organizar o processo para aquilo funcionar”, afirmou o mandatário.
“Hoje tem um processo de análise de mercado, monitoramos os campeonatos argentino, uruguaio, paraguaio proativamente, dentro de perfis que a gente traça. Nos reunimos, trocamos ideias do que são as carências e ele alinha com o pessoal dele. Ele já organizou isso, tudo está funcionando”, concluiu.